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Atlântico 2010 – Diário de Bordo 9

quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 11:46 am

MolleDeportivo

Como você já deve ter visto pelo Spot, chegamos em Las Palmas de Gran Canária na segunda-feira 23 às 18:20 (14:20 de Brasília). O ultimo trecho foi duro, com vento na cara e muito mar.

Já com a ilha no visual, nossa preocupação se confirmou: enroscou algo no hélice de bombordo. Mi capitán Jordi mergulhou e gritou da água, aliviado, que tinha sido “só” uma rede. E que rede, parou um motor de 6 cilindros imediatamente! Estávamos a 7 milhas de Passito Blanco, onde tem uma boa marina e um mergulhador para desenroscar a maçaroca. Ancoramos na enseada, fizemos um super happy hour e dormimos como anjos. Nem desembarcamos, depois de safos da rede saímos perto do meio-dia para o ultimo trechinho. Meras 36 milhas que se mostraram o pior pedaço.

Ainda não tive uma explicação para o fenômeno, mas entre a Punta Tenefer e a Arinaga, onde fica o aeroporto da ilha, normalmente sopra 25 ou 30 nós contra uma correnteza estimada de dois nós que forma um mar digno de uma Brastemp. Sorte que o Ferrara é bom de mar de proa (lembra que suas linhas são as de um barco de pesca do Mar do Norte?), seu casco em “V” profundo corta as ondas igual manteiga e suas 65 toneladas caem das cristas sem bater, macio como um ônibus com suspensão a ar. Agora, né pra falar não, que foi o pior contravento de toda a minha existência náutica, ah, isso foi!

Estamos em um píer flutuante do Molle Deportivo, uma marina publica em frente à cidade – como a Marina da Glória no Rio, só que 6 vezes maior -, bem acomodados e com internet a bordo (graças a insistência de Mara, que aporrinhou o vendedor até conseguir fazer funcionar o chip da Movistar no modem da Vivo).

Na terça-feira, com o barco já doce e arrumado, tinha sal até no topo do mastro, mi capitán chegou da rua com umas garrafas de tinto Ramón Bilbao e Murua, ambos da região de Rioja, mais uma caixa de cerveja Voll-Damm para mim e algumas iguarias espanholas: 8 Kg de jamón Pata Negra (pernil de porco ibérico, que só se alimenta com uma amêndoa chamada “bellota” e é preto, daí a pata negra), sobrasada maiorquina (patê de porco temperado com pimentão) e lomo ibérico embuchado (lombo de porco, também ibérico, embutido e temperado com alho). Um mimo para toda a tripulação do Ferrara que acabara de cruzar o Atlântico, afinal já estamos na Espanha.

Post via internet de bordo, da posição 28°07´ N – 015°25´ W

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7 Comentários leave one →
  1. Dulce permalink
    quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 1:29 pm 1:29 pm

    Oi
    Pessoal que susto danado!
    Por favor nao nos deixem assim sem noticias.
    Que cardapio hein? Sera que o Jordi tem saudade do chambaril do Cobra Choca?
    Linda foto.

    Bjs no coração de tds

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  2. Nelson permalink
    quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 4:25 pm 4:25 pm

    Como diria o amigo Elder Monteiro: POOL; POOL; POOL. Valeu moçada! Hélio, tome uma de Rainha por mim.
    Grande abraço, Nelson

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  3. miriam permalink
    quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 4:41 pm 4:41 pm

    oi gentem, legal que chegaram bem. VIVA!!!!!!!!
    bjs pra todos
    miriam

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  4. quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 6:10 pm 6:10 pm

    O “jamon” é presunto em português e o facto de ser de porco preto alimentado a bolota dá-lhe um sabor diferente. Em tempos desgraçados (ainda mais) a bolota não alimentou apenas os porcos .

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  5. quinta-feira, 26 agosto, 2010 @ 11:18 pm 11:18 pm

    valeu! (“Bravo Zulu” para os fuzileiros significa missão cumprida)
    parabens para toda guarnição.
    abraços gregorio

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  6. lucia saraiva permalink
    sexta-feira, 27 agosto, 2010 @ 2:58 pm 2:58 pm

    ola amigos
    que bom que chegaram bem e com saúde.
    aproveitem a estadia e comam tudo de gostoso que tem direito
    saudades
    bons vento e bons mares
    bjos em todos
    lucia

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  1. Viagem transatlântica num barco de 20 metros (27/ag0/2010 – Las Palmas de Gran Canárias) « Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

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