Skip to content
Anúncios

A estante do MaraCatu

sexta-feira, 14 janeiro, 2011 @ 12:08 am

A estante do MaraCatu

Cultura pesa. E como os livros são espaçosos! Deu no site do Estadão que o escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano Umberto Eco mantém uma biblioteca que beira os 50 mil volumes! Quando é indagado se leu toda aquela vastidão de papel, ele sempre se sai com duas respostas prontas: “Não. Esses livros são apenas os que devo ler na semana que vem. Os que já li estão na universidade” – é a sua preferida. “Não li nenhum”, começa a segunda. “Se não, por que os guardaria?”

Gosto de ler, mas não chego a ser um leitor voraz. Sempre tenho meia dúzia de três ou quatro livros na fila, esperando a sua vez de ser devorado. Guardar livros e revistas em um barco é um problema. Se for num barco pequeno, o problema é grande, mas não é grave.

No MaraCatu tenho uma prateleira de 80 cm de cumprimento entupida com a memória fotográfica da família na era pré-digital, quando para ver fotos tínhamos que ter apenas álbuns com cópias impressas (agora ficou mais fácil, necessitamos apenas de um lépitópi e energia suficiente para acender o bichinho – leia-se: um banco de baterias, carregadores, inversor, painel solar e por aí afora…). Depois tem outra prateleira, esta de um metro, com DVDs e os livros não lidos, mais aqueles que, mesmo lidos, quero ter sempre por perto. Ainda disponho de três bolsas de lona com os indispensáveis guias, manuais, documentos e alguma papelada (e que Mara não me escute, pois lhe incomoda, mas tenho também uma caixa de plástico embaixo da mesa da sala cheia com o que ando pesquisando para o blog).

É fato: não dá pra acumular muitos livros, revistas e papéis a bordo. A saída é doar, fazer escambo ou, usando as facilidades da grande rede, se associar a sites de relacionamentos tipo O Livreiro (que é como se estivéssemos na Livraria Cultura, onde se pode comprar, emprestar, doar, ou simplesmente olhar os livros na estante, comentar e ver a opinião de quem já leu) ou o BookCrossing (dica de Egle do blog Pintandoosetti), onde você pode até acompanhar a viagem de seus livros pelo mundo.

Já que não posso me apegar aos livros, está entrando no ar uma nova seção no blog: a Estante do MaraCatu, onde vou juntar as micros resenhas, ou pequenos comentários, dos DVDs e dos livros que andei vendo ou lendo ultimamente. Quer ter uma ideia de como são as resenhas? Aqui tem um exemplo de uma não tão pequena: Saia do Macroturismo e Entre na Microdica.

Vai lá na Estante do MaraCatu, fique com água na boca e viaje na viagem dos autores.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: