Skip to content
Anúncios

A marinização da Camila – o banho frio

quarta-feira, 26 janeiro, 2011 @ 12:07 am

Camila na Praia da Tapera depois do banho frio

Se você chegou aqui agora, fique sabendo que estou contando a historia da tripulante Camila, que está fazendo charter no veleiro Astral e participando do programa do Curso de Marinização de Mulher – clique aí para os outros posts da série.

Assim que chegamos à Praia da Tapera, na enseada de Sitio Forte, na Ilha Grande, por volta das seis horas da tarde, a Camila foi tomar aulas de remo. A first mate Mara se voluntariou para ser a instrutora e pode atestar que a pupila pegou o traquejo rápido. Deste dia em diante não foi mais preciso usar o motorzinho do bote de apoio. Exceto para longos trechos, como no Abraão ou em Paraty Mirim, sempre pudemos contar com uma aplicada remadora que, às vezes, fazia até duas viagens para desembarcar toda a tripulação.

Mara ensinando a Camila a remar Camila remando pela 1ª vez

O ponto de encontro para o happy hour na Tapera é o Recanto dos Maias, de Telma e Naude, de quem já falei aqui. Lá encontramos as tripulações do trawler Miroca e do Canapi e, mesmo empanturrados com o arroz de camarão degustado nas Ilhas Botinas, não resistimos e dividimos uma porção de sardinhas fritas acompanhadas por algumas Itaipavas e a tradicional Caiçarinha, uma caipirosca de maracujá e limão feita com muito carinho pela Telma.

Camila sorrindo no banho frioMas na Tapera estava reservado O Teste (assim mesmo, em maiúsculas) para a pretendente a mulher marinizada: o primeiro banho frio! Ninguém merece um banho de água fria no inverno do Sudeste, mas por sorte estamos em pleno verão e, diga-se de passagem, um daqueles bem quentes. Se bem que isso não era um bom argumento para Camila, que sempre usa chuveiro elétrico na calorenta Fortaleza. A bica de água limpinha e abundante em frente ao Recanto é uma delicia e, pelo menos pra mim, tomar uma ducha ali chega a ser um verdadeiro deleite.

Mais uma vez a fisrt mate se candidatou a iniciar a Camila nas artes do banho frio. Não havia pessoa mais indicada: Mara, com seus cabelos compridos, é fissurada por água doce e já anda com um quite banho na bolsa (pente, xampu, condicionador, creminhos, essas coisas de mulher…).

Enquanto eu e Zé Epifânio testávamos a temperatura de outras Itaipavas da Telma – em principio, quando em charter, eu só bebo com o barco ancorado onde vamos pernoitar -, lá foram as duas tagarelando para a bica. De repente fez-se um silencio e em seguida um grito estridente – eu ia escrever lancinante, mas acho que seria exagero. Depois de um tempinho, que para mim pareceu uma eternidade, escutei uma risada e a voz alegre da Camila: isso aqui é bom demais! Pronto, minha aluna passou no teste. E com louvor! Como sempre faz na universidade de medicina, onde paga as matérias sem fazer prova final.

CamilaZeCaicarinhaDepois da experiência, Camila se juntou ao grupo toda faceira, elogiando o efeito da água sem cloro em seus cabelos e sedenta por uma Caiçarinha, que dividiu com o orgulhoso maridão. É bom que seja dito que o Curso de Marinização de Mulher não foi pensado para ensiná-las a sofrer. Pelo contrario: a ideia é que nossas parceiras nos acompanhem nas velejadas, sentindo prazer nas coisas simples, mas com um mínimo de conforto. Aí você me pergunta: e banho frio no inverno? Isso é assunto para outra aula, mas posso adiantar que uma singela chaleira pode resolver esta questão.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. luis carlos permalink
    quarta-feira, 26 janeiro, 2011 @ 6:17 pm 6:17 pm

    olá
    essa enseada eu conheço, de longe , mas conheço.
    aguardando os proximos passos.

    Curtir

  2. viviane permalink
    terça-feira, 1 fevereiro, 2011 @ 7:49 pm 7:49 pm

    meu querido irmão”zinho” mas que idéia genial, a camila merece um maridão assim tão especial, bjs

    Curtir

  3. quinta-feira, 17 fevereiro, 2011 @ 10:26 am 10:26 am

    Luis Carlos,

    A enseada de Sítio Forte é uma parada obrigatória para quem navega pela Ilha Grande. Vale uma visita de perto.
    Já publiquei toda a saga da Camila, espero que tenha gostado.

    Viviane,

    Realmente seu irmão é um cara especial.
    E você, quando será “marinizada” ?

    Bons ventos pros dois, sempre

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: