Skip to content
Anúncios

A marinização da Camila – o retorno

terça-feira, 1 fevereiro, 2011 @ 11:45 pm

AstralVelejandoTô me sentindo igual ao Sílvio de Abreu, escrevendo capítulos sobre a Marinização da Camila. Mas como tudo que é bom termina por acabar, chegamos ao ultimo da serie de 8 posts. Se a curiosidade bater é só clicar aí para os outros relatos.

O ultimo dia é sempre assim, fica um gostinho de quero mais. E também foi cheio de eventos, como todos os outros. Tínhamos que fazer 26 milhas desde a Praia de Jurumirim, em Paraty, até a Marina Bracuhy, onde vamos devolver o Astral, o veleiro de 38 pés que foi nossa casa por quase uma semana.

Tão logo o vento entrou, como faço com criança a bordo, arranjei ocupação para a minha aluna. Já chegando à Ilha do Cedro, fiz a brincadeira da isca de turbarão: joguei novamente a Camila na água que, agarrada a um cabo com várias alças, ficou um tempo sendo rebocada pelo barco velejando a três nós só de genoa. Um barato. O maridão Zé Epifânio, um pouco apreensivo, não tirou os olhos da amada, ficou à cata de tubarões e por sorte tirou também as fotos que ilustram o inicio desse texto.

IscaTubarao

A parada na Ilha do Cedro serviu pra quebrar a perna – da navegação e não da Camila! – e para o casal conhecer o Bar do Nelson. Comemos umas iscas de peixe e sugeri uma Astronauta para a minha aluna que, a esta altura já totalmente marinizada, pode degustar com calma a caipirinha de maracujá com limão (atente, na foto, para a flor feita com a casca do limão, um charme só!).

CamilaAstronauta

Foi difícil arrancar o casal de tão aprazível ancoragem. Por sorte o Ricardo, da Angra Sail, ligou me chamando para fazer outro charter (nossa, como estou “trabalhando” neste verão!) e aproveitei para avisar que chegaríamos pouco depois da 18 horas – uma hora depois do horário previsto para a entrega do barco.

MaraAstralDepois do leve almoço que a first mate Mara preparou (berinjelas ao forno com alho, regadas com muito azeite e um pouco de shoyo), fizemos uma ultima escala na Ilha de Itanhangá – que é uma parada obrigatória para quem está cruzeirando pela região.

Pra fechar com chave de ouro, encontramos o Marcelo Lacava e a família fazendo um churrasquinho básico por lá no veleiro Marrano. Por coincidência eu tinha a bordo o livro As Aventuras do Marrano, que o Zé pegou para ler durante o charter. Foi um prazer para ele e Camila ficar conversando, de dentro d´água pra amenizar o calor, com um casal de médicos (eu já falei que Camila é enfermeira e estuda medicina?) que usa seu veleiro como principal forma de lazer e relata no livro os percalços de sua participação no Cruzeiro Costa Leste de forma nua e crua (Marcelo é anestesiologista).

Marrano

No final desses seis dias a bordo curtimos de montão, ganhei novos amigos, a Camila ganhou uma cor e Zé ganhou uma mulher marinizada (e já pensando nas próximas férias no mar!). Não quebramos nada no Astral, queimamos 58 litros de diesel, motoramos 20 horas, navegamos perto de 130 milhas por uma região maravilhosa e comemos, sem contar os beliscos em bares, um quilo de lagosta e 4 quilos de camarão.

CamilaMarinizada

É, não tenha duvidas, fica sempre um gostinho de quero mais. E quer saber? Já tô com sintomas de saudade de ser chamado de “tio Hélio”.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. luis carlos permalink
    quarta-feira, 2 fevereiro, 2011 @ 12:09 am 12:09 am

    pô acabou!!!!

    já tava acostumado com os posts diarios do charter, fico esperando o próximo

    abçs a todos

    Curtir

  2. Paulo Rogério permalink
    quarta-feira, 2 fevereiro, 2011 @ 9:48 am 9:48 am

    Poxa vida!
    Que pena acabou a série posts relatando a Marinização da Camila.
    “Tio Hélio”, me permita chamá-lo assim, espero que o próximo charter possa nos render relatos como esses, daqueles em que começamos a ler sem querer que nunca acabe.

    Abraços!

    Bons Ventos!

    Curtir

  3. quarta-feira, 2 fevereiro, 2011 @ 10:03 am 10:03 am

    Popis é, foi legal mesmo! Tece até a Camila servindo de isca em currico de tubarão!!! BV

    Curtir

  4. miriam permalink
    quarta-feira, 2 fevereiro, 2011 @ 9:06 pm 9:06 pm

    Pode fazer um adendo dessa marinização da camila. Muito dez, helinho, muito mesmo. E depois de conhecer o casal então ficou td de bom mesmo. Vai ficar um gostinho de quero mais, sabia. Mande um bjão pros dois lá em fortaleza por mim. bjs e parabéns.
    Olha ainda não desisti de te encher pra escrever um livro ok? bjs

    Curtir

  5. Camila permalink
    quinta-feira, 3 fevereiro, 2011 @ 2:11 pm 2:11 pm

    Oiiii Tio Hélio!! Também to morrendo de saudades! Minhas aulas começaram e estou a todo vapor, mas sempre lembro de nossos dias juntos e torço para que chegue as próximas férias para a “Segunda Etapa da Marinização da Camila”. RsRsRs. Um super beijo pra vc e a Mara. Agora que já sou marinizada posso dizer: BONS VENTOS SEMPRE!!!

    Curtir

  6. Guilherme permalink
    quinta-feira, 3 fevereiro, 2011 @ 3:22 pm 3:22 pm

    Olá pessoal, que coisa estranha !! Chegou a parecer que eu estava também no passeio, ou… curso ! E agora a sensação da volta pra o cotidiano…
    É sempre assim : tudo que é bom dura pouco. Mas pode voltar !!!!! Então, eu adorarei acompanhar novos relatos de novos “cursos” ou apenas passeios por lugares bacanas, com fotos e sensações…
    Bons ventos.
    Guilherme (Maceió)

    Curtir

  7. neusa permalink
    quinta-feira, 3 fevereiro, 2011 @ 6:22 pm 6:22 pm

    Estou me sentindo meio sem pai nem mãe com fim dos posts. Traz a Camila de volta!!!
    beijão

    Curtir

  8. Daniel permalink
    quinta-feira, 3 fevereiro, 2011 @ 9:54 pm 9:54 pm

    Hélio, obrigado pelas doses diárias de historia salgada. Por mim, a Globo podia te colocar no lugar do Silvio de Abreu que eu assistiria a novela todo dia. Rsrsrs. Bons ventos casal maracatu.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: