Pular para o conteúdo

A casa caiu

quinta-feira, 17 fevereiro, 2011 @ 1:49 pm

O taxista Diogo de Lima azucrinava quase diariamente os usuários do rádio VHF na área da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. E logo no canal 16, a freqüência 156.8MHz, que é reservado internacionalmente para chamadas e para alerta de socorro e salvamento do Serviço Móvel Marítimo!

Pois uma ação conjunta entre a Marinha, a ANATEL e a Polícia Federal prendeu o zombeteiro no ultimo dia 12. Parte da imprensa noticiou a prisão de um radioamador, mas o cara na realidade era um pirata – não tinha prefixo.

A operação pode ser resumida assim: em meados de 2010, a Marinha do Brasil reportou à Anatel a interferência proveniente de estação não identificada. O indivíduo que causava tal interferência se autodenominava “CIAGA” (talvez uma alusão à sigla do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha). A Anatel passou a monitorar a freqüência e rastrear o infrator. O indivíduo utilizava voz em falsete, dava avisos falsos de mau tempo e zombava da Marinha e de usuários regulares deste canal. A Anatel identificou, usando equipamentos de rastreamento e localização, que a fonte interferente partia de um transmissor fixado em um veículo, no caso, um táxi. A Polícia Federal prendeu o infrator em Copacabana (a Anatel rastreava o veículo em tempo real). O indivíduo foi autuado com base no Art. 261 do Código Penal Brasileiro. Ótimo!

AmericaMaraEsse tipo de ação deveria ser contínua. Quem navega por Angra dos Reis deve se lembrar do Jacaré Cabeludo, que infernizava o canal 68 – aqui usado para contatos entre embarcações e marinas. Agora me arrependo de não ter denunciado.

Outro caso foi na freqüência HF que usávamos para falar com Dona América (na foto ao lado, no trawler Segundo Tempo, durante a Regata Aratu-Maragogipe, em Salvador), a radioamadora de Curitiba amada pelos navegadores: um suposto camioneiro chegou a interferir eletronicamente nos forçando a mudar a freqüência, o que desestimulou Dona América a continuar no rádio.

Quem me mandou a noticia foi Hugo, e está no blog da Marina Bracuhy e no DxBrasil.

One Comment leave one →
  1. sexta-feira, 18 fevereiro, 2011 @ 12:01 am 12:01 am

    Hélio, sensacional a ação, estes caras são uns maníacos e psicopatas desquilibrados!

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: