Skip to content
Anúncios

Mar Vermelho 2011 – Diário de Bordo 1

sábado, 9 abril, 2011 @ 11:43 am

Já estamos com três dias de mar no Mar Vermelho. Saímos de Old Swakin, às 07:40 da manhã do dia 7 de abril, logo depois da partida do Rally Vasco da Gama. Só pra subir as duas ancoras e limpar a corrente, gastamos mais de meia hora. A saída é cheia de arrecifes, mas com a água clarinha (não é vermelha, mas cor de gim) e com o tripulante Lito mostrando o caminho, usando óculos polarizado e encarapitado no púlpito de proa, foi fácil como tirar leite de camelo.

Serão pouco mais de 500 milhas de vela e motor. O Red Sea Pilot, de Elaine Morgan & Stephen Davies, tem sido a bíblia de bordo e passa de mão em mão. Segundo o guia, entre abril e maio é a época de transição das monções, os ventos são variáveis e fracos e com incidência de muitas calmarias. Tem sido assim: quando sopra de 15 a 18 nós é na cara e à noite, fresquinha pra dormir, o vento merreca de vez.

Navegamos entre os arrecifes até umas 40 milhas para fora da costa, para só então rumar para o Norte. Mesmo quase no meio do canal, deixamos todos os navios por nosso boreste. À noite, no través de Jeddah, na Arábia Saudita, sem contar os muitos navios ancorados, o AIS mostrou mais de 14 navegando em nossa volta!

Fazemos turnos de 4 horas em duplas. Meu parceiro é o Herman, mecânico experiente que está velejando pela primeira vez. Ele me ensina sobre motores e eu falo sobre a arte da marinharia. Acho que o comandante está me protegendo, determinou que ficássemos das 4 às 8hs. Oba! Vou ver o nascer e o por do sol, que aqui é sempre um espetáculo avermelhado (deve ter a ver com a poeira do deserto, que cobre tudo fora do barco: convés, cabos, painéis solares e mastros). Mas minha alegria durou pouco. Mara, que faz turno com Lito, mexeu os pauzinhos e conseguiu ficar com nosso horário. Tudo bem, ela gosta de acordar cedo e depois engrena preparando o almoço. Agora estou das 12 às 4 e meu comandante Aleixo e Taís faz o das 8 às 12.

Vamos navegar! Ainda temos que fazer 240 milhas até nosso destino: Hugharda, no Egito.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Eduardo Aguiar permalink
    domingo, 10 abril, 2011 @ 11:03 pm 11:03 pm

    olá Mara e Hélio.

    Acabei de ver as novidades (hoje é domingo bem noite), e mandei imediatamente torpedo pra pequena Blumer, sobre as novidades, e para transmitir para os pais dela (eles chegaram hoje ao RJ na hora do almoço na casa de Monica e passarão alguns dias no RJ).
    Fico muito feliz de saber das novas e estou certo eles ficarão ainda mais.
    Carinhoso abraço em vcs e todos os demais aí.

    Eduardo

    Curtir

  2. Percy permalink
    segunda-feira, 11 abril, 2011 @ 6:09 pm 6:09 pm

    Helio, Mara e comandante Aleixo

    Que bom receber boas notícias de vocês, vou acompanhar essa navegada de vocês, se cuidem e quando voltarem vamos tomar umas geladas para comemorar.

    Abraços da tripulação do Galileo

    Curtir

  3. ADRIANA BACELAR SCHETTINI permalink
    sábado, 30 abril, 2011 @ 2:26 pm 2:26 pm

    OLÁ PARA OS NAVEGANTES, ABRAÇOS PARA TODOS, UM BEIJO ESPECIAL PARA O HERMANN (MEU GATO), ESTOU AQUI NA COMPANHIA DE GIRLENE QUE TAMBÉM MANDA ABRAÇOS A TODOS. HERMANN ESTAMOS TODOS AGUARDANDO ANCIOSOS A SUA VOLTA, “ZUCCA” DIZ, PAEEEEEEEEEEEEE VOLTA LOGOOOOO….
    ELA ESTA COMENDO RAÇÃO , DÁ ATÉ PENA MAIS, COME COM VONTADE , AQUI ESTA CHOVENDO MUITO, ESPERO Q VC ESTEJA APROVEITANDO O MAXIMO A VIAGEM, TE ESPERAMOS AQUI
    VOU BUSCAR VC NO AEROPORTO DE MAVERICK .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    BJSSSS………………………….

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: