Skip to content
Anúncios

Mar Vermelho 2011 – Sudão, primeiras impressões

quarta-feira, 20 abril, 2011 @ 3:23 am

AleixoSudao

Foi realmente uma maratona aérea sair do Rio e chegar ao Sudão. Lembra do épico inglês Khartoum? O filme de Basil Dearden, que as más línguas diziam ser um filhote de Lawrence da Arábia, mostra o cerco à cidade de Cartum pelas forças do líder religioso Mahdi, uma atuação brilhante de Laurence Olivier, que se acha enviado de Alá, e seu embate com Gordon Pacha, vivido por Charlton Heston, que quer provar a supremacia dos ingleses na África.

Pois não vi nada do filme na capital do Sudão. Gastamos um dia em Cartum a espera do avião para Port Sudan. No deslocamento do aeroporto internacional para o terminal de vôos domésticos, só vi uma cidade poeirenta, que parece um canteiro de obras, cheia de carros velhos e caquéticos. No aeroporto, que mais parecia um estacionamento de aviões fora de uso, me impressionou o numero de aeronaves da ONU (jatinhos, aviões de carga e helicópteros de vários tamanhos).

Depois de hora e meia de vôo, num avião bem rodado da Sudan Air, chegamos a Port Sudan e Aleixo já nos esperava na companhia de seu agente Mohamed. Rapidamente vi que contratar um agente é a primeira coisa que se tem a fazer por essas bandas. Ele desenrosca os papeis de entrada do barco e da tripulação, providencia água e diesel, empresta a internet móvel, ou seja, quebra todos os galhos. E ainda vai pegar os cansados novos tripulantes em sua Mercedes bege, ano 1974, um carrão vintage para usar uma palavra da moda.

O veleiro-escola Fraternidade estava ancorado em Old Suakin, uma cidade em ruínas de quem falo depois, mas no meio do caminho paramos para jantar. Mohamed nos guiou até o Libnani Restaurant, uma casa simples num bairro mais simples ainda na parte nova da cidade (chamada obviamente de New Suakin). Sem ele eu não teria coragem nem de passar perto daquele lugar.

Fomos tratados com muitas gentilezas e logo de cara tive meu primeiro choque cultural: o jeito sudanês de comer – eles não usam talheres! Não sei se por ter passado três dias a base de sanduiches, mas a comida estava deliciosa. Meio frango assado na brasa e salada para cada um, mais um prato de feijão, outro prato com um creme que não sei dizer o que era e bastante pão árabe. É simples: come-se a galinha usando a mão e faz-se o pão de colher. Tem sempre por perto uma jarra com água para se lavar as mãos e outra com o indefectível chá.

LibnaniRestaurant MohamedIbrahim

Tinham me dito para ter cuidado com fotografia nos países árabes, pois nem todos gostam de ser fotografados. Depois vi ser meia verdade, a regra vale para as mulheres, as que usam burca então… Comecei timidamente fotografando nossa mesa, depois na mesa ao lado o simpático Mohamed com seu melhor amigo Ibrahim e de repente todos os presentes, inclusive o churrasqueiro, queriam sair nas fotos. Foi uma boa acolhida, acho que vou gostar desse povo.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Neusa permalink
    quarta-feira, 20 abril, 2011 @ 5:38 am 5:38 am

    Eu aqui madrugando e já me encontrando com vocês no Sudão! Adorei! E a burca de Mara, nada!!?
    Beijão

    Curtir

  2. diariodoavoante permalink
    sexta-feira, 22 abril, 2011 @ 10:21 am 10:21 am

    Hélio, então quer dizer que por ai não tem “gela” nem por debaixo dos panos? Isso deve ser muito triste. Grande abraço a todos, Nelson

    Curtir

  3. ADRIANA BACELAR CSHETTINI permalink
    sábado, 23 abril, 2011 @ 10:36 pm 10:36 pm

    ABRAÇOS A TODOS OS NAVEGANTES, MARA ,PORFAVOR FAZ O HERMANN LIGAR PARA MIM , EU JA DISSE Q ELE PODE ME LIGAR A COBRAR, E O SR. PAUL E SOL , (OS PAIS)GOSTARIAM DE FALAR COM ELE ,MAIS ELE NAO LIGA , LA PARA A FIRMA ELE TB PODE LIGAR A COBRAR, MAIS EU NAO SEI SE AS LINHAS DE LA ESTAM PROGRAMADAS PARA CHAMADAS INTERNACIONAIS A COBRAR, MAIS O MEU CELULAR ESTA,BJSSS A TODOS. FICO NO AGUARDO.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: