Skip to content
Anúncios

Mar Vermelho 2011 – Old Suakin, pequenos achados

sábado, 30 abril, 2011 @ 6:07 pm

OldSuakinBarco

Existe um estaleiro em Old Suakin onde são fabricados os barcos de pesca, talvez a maior fonte de renda deste pobre lugar.

OldSuakinDhow

Não deu tempo de ir ver os mestres carpinteiros, mas consegui uma fotinha de um veleiro com suas velas de trapos em frente às ruínas da cidade e de um dhow, barco típico também usado na pesca, na saída do porto comercial.

OldSuakinTaxi

As casas, precárias, são construídas com qualquer coisa que se tenha a mão: papelão, madeira velha, arame… O árabe tem um conceito rígido de privacidade, começa sua casa pelo muro alto para só então cuidar do resto. O taxi e a camionete para pequenas cargas é uma Lambreta modificada. Ficam zanzando em toda a parte feito moscas à cata de serviço.

Clica aí para outros pequenos achados em Old Suakin.

OldSuakinOficina

Outro meio de transporte muito comum, além das Toyotas, são as motos. Na foto acima a oficina mais movimentada no entorno da feira de sulanca.

OldSuakinBarbearia

Também encontrei uma barbearia embaixo de uma palmeira. O povo que encontrei é muito sociável e mesmo os que não falam inglês, não se furtam de puxar conversa.

OldSuakinBarbearia1

Não tive como escapar de um bom papo, usando mímica, sobre a minha barba grande. Difícil foi convencer o barbeiro que não queria tirar ou aparar minhas madeixas embaixo do queixo.

OldSuakinPorDoSol

Muita pobreza já passou pelas lentes da minha maquina, principalmente quando trabalhei como repórter fotográfico lá na Paraíba. Mas não tinha visto nada como aqui. Tem que se ver Old Suakin para confirmar como o homem consegue se adaptar à falta de recursos. Este foi um lugar, e principalmente um povo, que me marcou. E pra encerrar esta série de posts, o Sol se escondendo por trás das altas montanhas do deserto, no único dia que fiquei em Old Suakin. Inshallah eu possa voltar, um dia eu volto…

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Davi Duarte/) permalink
    domingo, 1 maio, 2011 @ 6:26 am 6:26 am

    Hélio e Mara: É uma delícia acompanhar essa aula de história, geografia, sociologia, navegação e alegria que vocês transmitem. E o melhor: Em tempo real! Arrebentem por aí e continuem nos agraciando, bons ventos sempre, Davi Duarte/)

    Curtir

  2. lcblumerdias permalink
    domingo, 1 maio, 2011 @ 11:22 am 11:22 am

    Com tanta pobreza, existe alguma higiene (agua encanada, esgoto, lixo}? e a saúde pública, algum atendimento? e a marginalidade? Da para dizer alguma coisa, apesar do pouco tempo que ficaram em Old Suakin?

    Abraços

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: