Mar de Marmara 2011 – Chegamos em Istambul
Deixei este blog à deriva por uns dias, mas foi por uma causa justa (se bem que como diz o Chacal, “eu prefiro uma bermuda folgada”). A falta de noticias, exceto umas parcas tuitadas aqui e acolá, foi porque no mar não há sinal (nem de transito, tampouco de internet).
Nestes longos dias saímos do Egito, fizemos o Canal de Suez, cruzamos o Mediterrâneo para Finike, no Sul da Turquia , e agora o veleiro-escola Fraternidade está amarradinho na Güzelce Marina, a 35 Km do centro de Istambul. Aqui tá fazendo um friozinho gostoso de fim de primavera, estamos em 41º 00´ Norte e 28º 30´ 35” Leste. Tudo bem a bordo.
São muitas histórias que espero contar devagarzinho (e mostrar algumas imagens também), em capítulos como uma novela ou como nos relatos da marinização da Camila.
Só pra dar água na boca: saímos de Finike no domingo, 15 de maio, dia das eleições na Turquia, rumo Oeste pelo Mediterrâneo, depois viramos por boreste e navegamos nas águas do Mar Egeu, subimos o Estreito de Dardanelos que foi vencido a duras penas (vento de 30 nós na cara e corrente contra de até 4 nós) e cruzamos o Mar de Marmara. Tudo sem parar, aproveitando a boa janela de tempo. Foi uma bela motorada de 97 horas, com as velas ajudando quando dava, para fazer as 531 milhas. Ufa!
Agora vou pra terra, estirar as pernas e molhar a garganta que ninguém é de ferro.
Ótimas notícias, aliás, notícias doces do “Gotas d’água salgada quase diárias”. E essa semana ficou no quaaaaaaaaaaase mesmo. Mas já ta expicado e perdoado.
A todos, uma boa estadia em Istambul. Aproveitem bastante e não deixem de conhecer a Mesquita Azul, vi fotos e li em algum lugar que é fascinante tal “obra”.
att.
Rodrigo Fidelis
CurtirCurtir
Olá irmãos do FRATERNIDADE,
Boas notícias depois dessa carência de sinais internéticos. Agora é só correr para o abraço das “louras” de Istambul porque aí não há lei de abstinência.
A visita à Mesquita Azul sugerida pelo Rodrigo é imperdível segundo Egle que já esteve por aí.
Abraços e beijos para toda a tripulação,
Ivan mais Egle
CurtirCurtir
muito bom saber notícias depois de tantos dias de silêncio. Curtam bastante esse trecho da viagem, e não se esqueça de mandar-nos relatos das cervejas locais também.
Por aqui tudo ótimo! “Pequena Blumer” muito saudosa de vcs.
Grande abraço a todos!
CurtirCurtir
Já estava começando a ficar preocupado pela falta de notícias.
Abstinência de cerveja, dizem que faz mal.
Vou aguardar muito os “relatos-novela”.
Sempre me interessei por essa região.
Abraço e bons ventos à todos.
CurtirCurtir
Helião, aproveita a estadia em Istambul e mande uma avaliação das cervejas turcas, taí um lugar que não conheço e não experimentei a cerveja.
Bons ventos, sempre educados.
Abs,
Reinaldo
CurtirCurtir
ufa…
legal. saudades.
na escuta.
salvador
CurtirCurtir
Valeu Hélio e Mara, Saudades de vocês, do carinho de vocês.
Bjs
CurtirCurtir
Se faltar cerveja pode telefonar que eu mando umas bem geladas daqui de Natal. Antes de qualquer relato sobre a viagem, que tal matar a curiosidade da turma e fazer um post sobre como você conseguiu ficar todos essse dias sem a loura. Não vale falar de chá! Abraços, Nelson
CurtirCurtir
Tava ansioso por noticias,eu so imagino a vontade com que tu foste na primeira cerveja.
Abraços a todos
CurtirCurtir
OLÁ QUERIDOS MARA E HELIO AND TRIPULANTES DO FRATERNIDADE!!!
EM ESPECIAL PARA ALEIXO BELOV..
AQUI A VIDINHA CONTINUA A MESMA…NÃO POSSO RECLAMAR, MAIS ESTOU MAREADO DE INVEJA DE VCS ( INVEJA SAUDAVEL…SEM AGROTOXICO.
ESPERO VE-LOS EM BREVE, ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, ENVIE NOTICIAS.
ET – BIN LADEN , NÃO SE VC SABE???…MORREUUUU
CurtirCurtir
Olá, para todos. Tive a impressão q o sr. Hélio ligou para o meu numero telefonico, tentando falar com o Hermann, mais como sempre a ligação estava pessima, mais só depois eu vim descobrir q se podia se tratar de vcs, ai o Hermann ficou uma fera, mais as primeiras ligações foi meu pai q atendeu. Bem, o Hermann chegou esta retomando os serviçõs a oficina esta indo bem e estamos levando ,ele me disse q sente muita falta de todos, em “especial” do Hélio, o companheiro de destraçao, se resolverem vir com Aleixo até Salvador, nos encontraremos. Os ns tels da oficina (71) 3394-1446/3394-1163 este último cai na sala de se Paul, pai de Hermann, e o celular de Hermann, (71) 8725-4998,abraçõs para todos Mara ,Hélio,Taís e o veterano Aleixo. Adriana.
CurtirCurtir