Skip to content
Anúncios

Mar Egeu 2011 – Estamos em Lesbos

quarta-feira, 6 julho, 2011 @ 11:54 am

Mytilene

Foi preciso cruzar dois mares, o Negro e o de Marmares, e dois estreitos, o de Bósforo e o Dardanelos, para chegarmos à Grécia. Fizemos numa perna só, de pouco menos de 600 milhas, com pouco vento e corrente a favor (quando ventou muito, uns 32 nós, foi só durante a segunda noite). Desde ontem, por volta das sete horas da manhã, estamos na Ilha de Lesbos, na Grécia.

Para fazer os papéis, em contraste com a pesada burocracia em Odessa na Ucrânia, é muito simples: a imigração, a aduana e a autoridade portuária ficam pertinho uma da outra, os funcionários são muito atenciosos e depois de pagar 45 euros pelo cruising permit, que vale por seis meses, mais 15 euros para usar o porto, entramos na Comunidade Européia. Estranho foi a aduana pedir para toda a tripulação desembarcar, exceto meu comandante Aleixo, e dar uma geral no Fraternidade com um pastor alemão em busca de drogas. Disse o oficial que foi por conta das escalas anteriores, principalmente Istambul.

A cidade de Mytilene é uma gracinha (como pode ser visto na foto que abre este post, onde aparece a imponente igreja de Agios, ou santo, Therapon) e já zanzamos um pouco para sentir o clima.

FraternidadeMytilene

O Fraternidade está atracado literalmente na rua do bochicho. É o jeito mediterrâneo, que funciona assim: em qualquer vaga disponível, joga-se a ancora e se amarra a popa no muro da calçada da orla, que a cada 50 metros tem um pilar com quatro pontos de energia e água. Depois é só comprar por 5 euros o cartão que dá direito a 3,5 kW de energia e 50 litros de água (aqui entre nós, felizmente a água está liberada), e o uso da vaga (8 euros por dia para um barco de 21 metros) será pago ao dar saída. Simples, né?

Hoje foi dia de pequenas manutenções a bordo e agora (estamos com 5 horas a mais em relação à Brasília) vou explorar um pouco esta nova escala da volta ao mundo do veleiro-escola Fraternidade.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Memórias permalink
    quarta-feira, 6 julho, 2011 @ 12:14 pm 12:14 pm

    Beleza! já estamos pertinho! chego na em corfu por volta do dia 23/07. Será tudo de bom encontra-los pelo Ionico! bons ventos e saudades d’ocês!

    Curtir

  2. dulce permalink
    quarta-feira, 6 julho, 2011 @ 2:27 pm 2:27 pm

    Valeu helio, linda a cidade. Bons ventos a vcs

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: