Skip to content
Anúncios

Fechou o tempo na previsão do tempo

segunda-feira, 22 agosto, 2011 @ 2:36 pm

ValDAran

Tá fazendo um frio patagônico aqui em Angra dos Reis. Em Urupema, município na serra catarinense, a cachoeira parcialmente congelou e ocorreu um fato raro no Brasil: o sincelo – não confundir com geada, pra quem não sabe (e eu me incluo aqui!) o sincelo “é um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2ºC a -8ºC e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contato com a superfície”. A foto acima não foi feita em Urupema, afinal nunca estive lá, mas em Val D´Aran, ou Vale de Arão, nos Pireneus, no extremo noroeste da Catalunha, um lugarzinho muito bacana que espero mostrar a você em futuros posts.

Agora, se há um nicho do jornalismo televisivo que deveria ser totalmente imparcial, sem emitir opiniões ou julgamentos, é o que trata da previsão do tempo. Tem coisa mais irritante do que assistir à moça do tempo anunciar na televisão, com um sorriso nos lábios, em pleno verão do Rio 40º, que o tempo esquentará e, por isso, “melhorará”? Ora, melhorará pra quem, cara pálida? Só pra quem está com frio, de certo, enquanto eu derreto na cabine abafada de um pequeno veleiro… Para os habitantes do sertão nordestino, por exemplo, tempo bom é o que traz chuva. A propósito, alguém aí sabe me dizer qual a diferença entre tempo “parcialmente nublado” e “parcialmente ensolarado”? Se alguém souber, por favor, me conte.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. segunda-feira, 22 agosto, 2011 @ 3:34 pm 3:34 pm

    Hélio!
    No parcialmente ensolarado, o tempo está parcialmente nublado; no parcialmente nublado, está parcialmente ensolarado. Simples assim!!! rs.

    Curtir

    • quarta-feira, 31 agosto, 2011 @ 7:15 pm 7:15 pm

      Juca,

      Taí, não tinha pensado nisso. Agora me diga aí: qual a definição de seminu? É nu da cintura pra cima, ou da cintura pra baixo?

      A propósito, me avise quando descobrir o numero do projeto de lei que institui a prova prática para o exame de habilitação de arrais amador. Vai ter muito neguinho sendo reprovado…

      Bons ventos sempre,

      Curtir

      • quarta-feira, 31 agosto, 2011 @ 8:01 pm 8:01 pm

        Hélio!!! Eu respondi lá no meu blog, mas aqui vai de novo: “Grande Hélio, muito obrigado! É uma honra tê-lo por essas águas. O Projeto de Lei é o de n. 3223/04, do deputado Lincoln Portela (PR-MG). Pelo site da Câmara dá para ver que aguarda interposição de algum recurso, por algum parlamentar. Se não houver, vai para o Senado. Oxalá vingue, oxalá seja implementado com sucesso! Bons ventos!”

        Curtir

        • quarta-feira, 28 setembro, 2011 @ 1:45 pm 1:45 pm

          Ok Juca,

          Tinha visto lá, era só pra deixar o número da lei registrado aqui também.
          Gracias e bons ventos sempre,

          Curtir

  2. Reinaldo permalink
    segunda-feira, 22 agosto, 2011 @ 7:48 pm 7:48 pm

    Helião,

    O frio aqui na Moóca tá fazendo pinguim pedir abrigo em geladeira.
    Jornalismo imparcial, cabeça de bacalhau e velejador que não tenha bunda molhada pode até existir, mas tá dificil encontrar.

    Abs

    Reinaldo

    Curtir

    • quarta-feira, 31 agosto, 2011 @ 7:23 pm 7:23 pm

      Reinaldo,

      A frente que chegou a Angra hoje trouxe a reboque um frio que, pra você ter uma ideia, a vodca na prateleira está virando licor! Frio pouco é tiquinho.

      Agora, né pra falar não, mas bunda molhada né nada. O pior é craca nas canelas.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: