Skip to content
Anúncios

Ponto para a Marinha

segunda-feira, 12 março, 2012 @ 4:15 pm

A Marinha do Brasil tem 30 Normas da Autoridade Marítima, a famosa NORMAM, cada uma tratando de um assunto especí­fico. A NORMAM 03 é a bíblia do navegador de esporte e recreio que quer estar legal no mar.

As últimas alterações na NORMAM 03 foram publicadas na Portaria nº 263/2011, que estabelece que a partir de julho de 2012 o candidato a Arrais deverá ter 10 horas de prática. Vai ser como fazer autoescola para tirar a carteira de habilitação para conduzir automóveis. Já para pilotar jet ski o candidato terá que ter, no mínimo, 4 horas de prática para se habilitar na nova categoria de Motonáutica. Como para conduzir motocicletas no asfalto.

Na prática a Marinha instituiu a prova prática, só que aplicada por escolas credenciadas. Boa nova em face da calamidade de acidentes no mar dos últimos meses, principalmente os que envolveram jets? Só para citar os dois últimos: o óbito da pequena Grazielly, de apenas 3 anos, na praia de Guaratuba, em Bertioga, e de um garoto de 9 anos na represa Billings, em Ribeirão Pires, no ABC paulista. Saberemos depois do segundo semestre.

Mas mudando o rumo da prosa: a partir de agora não é mais necessário dispor de artefatos pirotécnicos quando em navegação interior, exceto para embarcações de grande porte (que para a Marinha são as que têm de 23 metros pra cima). Ótimo, nunca gostei de navegar no quintal de casa com explosivos a bordo. Outra mudança interessante é que o atestado médico para a renovação da carteira de amador pode ser substituído pela Carteira de Habilitação do DETRAN. Como diz um amigo cruzeirista, “e ainda tem gente que vive criticando a Marinha, que é um exemplo de evolução na aplicação da burocracia”.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. jorgeparagon permalink
    segunda-feira, 12 março, 2012 @ 4:44 pm 4:44 pm

    Acho que a carteira de motonauta não resolve nada ,há um problema de fiscalização nas praias e lagoas ,nos acidentes citados,nenhum dos envolvidos tinha sequer carteira de arrais ,acho que criar uma nova carteira só acarreta custo e perda de tempo.

    Abraços

    Curtir

  2. renato permalink
    segunda-feira, 12 março, 2012 @ 4:57 pm 4:57 pm

    Aqui me vitória os caras ficam enchendo o nosso saco com coisa que não tem a menor importância, o pior eles ficam rodeando igual oportunista pra dar o bote, e não fazem ABSOLUTAMENTE nada em aspectos educativos, muito pelo contrário, senta a borracha para depois perguntar, são arrogantes, prepotentes, despreparados, mal educados, escrotos e tudo mais que couber, acho um absurdo a marinha ser a responsável pela segurança no mar, seria igual colocar o execito para controlar o transito nas ruas…

    Curtir

  3. terça-feira, 13 março, 2012 @ 2:26 pm 2:26 pm

    Gostei.
    Principalmente no que me atinge diretamente. Tenho poliomielite (paralisia infantil) na perna direita. Foi difícil encontrar um médico que me desse o atestado médico me dizendo apto para tirar a Arrais e depois Mestre. Alegavam ignorância sobre minha limitação em relação ao mundo náutico, uma vez que suas experiências estavam mais voltadas para as atividades profissionais (exames admissionais) ou para a própria carteira de habilitação.
    Salve, um problema a menos para minha renovação!!

    Bons Ventos.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: