Skip to content
Anúncios

Desafio Fenício na Sky

quinta-feira, 1 agosto, 2013 @ 4:16 pm

SailingCloseToTheWindReza a lenda, contada pelo grego Heródoto em 450 a.C, que o Faraó Egípcio Necho II contratou os Fenícios, em 600 a.C., para saber se a África era de fato cercada de águas por todos os lados. Nos tempos atuais, em 2008, o explorador Philip Beale montou uma equipe e partiu para uma pequena ilha na Síria para reconstruir uma réplica de um navio fenício, na intenção de testar a teoria da primeira circum-navegação da África.

Pela primeira vez em milhares de anos um navio a vela fenício voltou a navegar. Foi o início de uma jornada de 20000 milhas no Phoenicia, o tal navio a vela, passando por 15 países ao redor da África, enfrentando a ameaça de pirataria, os mares traiçoeiros ao redor do Cabo da Boa Esperança e maratona de 84 dias no Atlântico. E quem estava a bordo era o casal Vera e Yuri Sanada, que gravaram tudo em vários trechos da jornada.

O resultado é o documentário longa-metragem Expedição Phoenicia, que na primeira exibição pública, no Festival Brasil de Cinema Internacional, já levou o prêmio Menção Honrosa de Melhor Documentário, que na prática foi o segundo lugar no festival.

Pra que lê em inglês, tem também o livro Sailing Close to the Wind, de Philip Beale e Sarah Taylor, que pode ser encontrado na Amazon.com.

YuriSanada

Os participantes da FLAI (veja o post anterior) tiveram a chance de ver uma pequena amostra do documentário durante a palestra de Yuri (tão pequena que deixou um gostinho de quero mais, as imagens poderiam ter saído das páginas da expedição Kon Tiki). A boa nova é que o Canal Brasil TV estreia hoje, às 20h00, a série Desafio Fenício. Serão 24 episódios, de meia hora cada, exibida como uma novela, o que deve ser uma das mais longas séries sobre uma aventura náutica.

Anota aí: a série passa no Cine Brasil TV, canal 184 da Sky, que mudou a ordem dos canais ontem, de segunda à sexta, às 20h00. Só precisa trazer a pipoca.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. quinta-feira, 1 agosto, 2013 @ 4:48 pm 4:48 pm

    ..me acostumei a ver inscriço~es supostamente fenícias na pedra da gávea ,a propia pedra teria ou seria uma colossal cabeça do navegador badezir mas nada disso foi provado…

    Curtir

    • sexta-feira, 9 agosto, 2013 @ 3:36 pm 3:36 pm

      Luiz,
      Lá na Paraíba, entre João Pessoa e Campina Grande, tem a Pedra do Ingá, na beira do rio de mesmo nome, com inscrições ruprestes (tem lagartixa, espiral etc) que alguns estudiosos atribuem aos Fenícios.
      Grato pelo comentário e bons ventos sempre,

      Curtir

  2. Percy permalink
    quinta-feira, 1 agosto, 2013 @ 5:17 pm 5:17 pm

    Valeu Hélio pela dica, não vou perder, Abs

    Curtir

    • sexta-feira, 9 agosto, 2013 @ 3:40 pm 3:40 pm

      Percy,
      Espero que já tenha sarado da queda da bike.
      Quanto ao Phoenícia, as grandes travessias ainda estão por vir nos próximos episódios.
      Eu continuo assistindo, é como minha novela.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

  3. domingo, 1 setembro, 2013 @ 8:55 pm 8:55 pm

    Oi amigos… Maravilha!!!!

    estou no Japão e
    Gostaria de ver este documentário…

    Adalberto Prado de Morais.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: