Skip to content
Anúncios

Senhores do Vento – o filme

domingo, 19 abril, 2009 @ 12:07 am

Poster do filme Senhores do vento © Divulgação Matando o tempo enquanto esperava o coquetel de lançamento do livro O Desafio Brasil 1, sobre a campanha do barco brasileiro na Volvo Ocean Race 2005-2006 de quem já falei aqui, fiquei vendo o telão no estande da Volvo, na Marina da Glória  no Rio. De repente pipocou umas cenas que pareciam ser de um filme sobre o Brasil 1. Uma mulher que estava ao lado, ouvindo os aahs e oohs da pequena platéia, me perguntou: gostou? Este é o trailer do filme Senhores do Vento e eu sou a diretora.

Durante os 8 meses de duração da epopéia, a jornalista Isabella Nicolas seguiu o comandante Torben Grael e sua troupe colhendo depoimentos e imagens nas 10 escalas e nas regatas in-port. Juntando seu material com o filmado pelos tripulantes durante as travessias, a diretora conseguiu montar um honesto documentário de longa-metragem desta odisséia. Isabella contou que na pós-produção, quando o filme estava quase pronto, a Volvo liberou um lote de imagens o que levou a equipe de volta para a ilha de edição, e continuou: demoramos dez meses para decupar as 544 horas de material gravado e transformá-lo em um vídeo de seis horas e meia. Depois foram mais três meses para atingir quatro horas e mais um ano para garimpar as melhores imagens e chegar ao produto final.

O filme estava rolando no Cine Glória, que eu nem conhecia, na praça Luis de Camões (antiga praça do Russel) embaixo da estátua de Getúlio Vargas. Fui assistir e gostei, valeu os 12 reais do ingresso. Os 90 minutos do documentário passaram voando.

André Otto Fonseca, o Bochecha, foi o responsável por grande parte das imagens captadas a bordo. Bochecha ganhou o prêmio de mídia da segunda etapa da regata por sua atuação como media guy – função oficializada nesta edição da regata, onde cada barco leva um tripulante que não se mete nas manobras, mas é responsável por mandar textos, vídeo e fotos.

Costelas quebradas, colisão com baleia, mastro quebrado a mais de 3000 km da costa australiana, mastreação de fortuna, condições extremas no Horn e no Atlântico Norte são algumas das aventuras vividas pela tripulação. Alem de muita adrenalina, os momentos mais hilários do filme ficam por conta de Marcelo Playboy Ferreira, responsável pelo rango e o gaiato de bordo, e o timoneiro espanhol Roberto Chuny Bérmudez – o comandante do Delta Lloyd na edição atual da regata -, que ganhou a fama de ser o mais medroso do grupo. A cada porrada mais forte do barco contra as ondas, Chuny dizia preocupado: hoje morreremos.

A tripulação do Brasil 1 ainda contava, entre outros, com Stuart Stu Wilson, o Neo-zelandês mais boa praça dos estrangeiros e que ganhou minha simpatia por ser um grande bebedor de cerveja; Joca Signorini, o médico de bordo, que teve que fazer muitos curativos na estropiada tripulação, inclusive diagnosticando a si mesmo quando quebrou três costelas na colisão com a tal baleia e Horácio Carabelli, o coordenador técnico do projeto que também é o uruguaio mais brasileiro do mundo.

Co-produzido pela Youle Filmes e a Book Filmes, Senhores do Vento estréia em circuito comercial nos próximos meses, será exibido por canal a cabo e distribuído em DVD.

Mas chega de delongas, que não sou critico de cinema. A MaraCaTv tem o prazer de apresentar o trailer do filme que mostra a saga do primeiro e único (não por muito tempo) barco brasileiro a participar de uma regata em volta do mundo e, logo na estréia, conquistar o 3º lugar num dos pódios mais cobiçados do esporte vélico mundial.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. alexandre dos santos permalink
    segunda-feira, 19 abril, 2010 @ 8:32 pm 8:32 pm

    Estou querendo conprar o dvd senhores do vento, aonde e como faço para comprar?

    Curtir

    • sábado, 24 julho, 2010 @ 12:01 pm 12:01 pm

      Alexandre,

      Que tal entrar em contato com a produtora Youle Filmes no fone (21) 2537-1656, ou e-mail atendimento@youle.com.br

      Sucesso na pesquisa e depois deixa aqui tua impressão do filme.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  2. terça-feira, 10 janeiro, 2012 @ 6:14 pm 6:14 pm

    Pessoall,
    Para adquirir o DVD é só enviar um email para bookfilmes@yahoo.com.br ou entrar em contato com a jornalista Isabella Nicolas através do Facebook, clicando aqui: https://www.facebook.com/profile.php?id=1386762583
    Bons ventos sempre,

    Curtir

  3. quarta-feira, 3 outubro, 2012 @ 10:07 am 10:07 am

    Pessoall,
    Pode adquirir o DVD pelo site: http://www.velamar.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1906
    Bons Ventos

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: