Skip to content
Anúncios

Velha Tatajuba – A vila soterrada

sexta-feira, 20 novembro, 2009 @ 12:07 am

 O Morro branco de Tatajuba é uma duna fixa

As dunas móveis podem engolir tudo o que não se mover na sua frente, de coqueirais a cidades inteiras. Foi o que aconteceu com a, hoje, Velha Tatajuba. Na década de 80 do século passado, o vento que soprou direto, dia e noite, durante sete anos, não deixou pedra sobre pedra: a areia soterrou o pequeno vilarejo.

Dona Delmira, a contadora de histórias Quem conta a historia é a vaidosa Dona Delmira dos Santos que, mãe de 9 filhos e toda maquiada na janela de seu “ponto comercial” – uma das poucas casas ainda de pé -, há doze anos vende coco e dá de graça os causos do local. E vai logo avisando: se for interrompida começará tudo de novo. E é verdade. Interrompi com uma pergunta banal e ela, igual aos guias mirins que tecem loas à cidade de Olinda, depois de um sorriso de repreensão recomeçou do zero.

Durante 15 minutos Dona Delmira desfia o rosário da desdita dos moradores da vila. Levou menos de 15 anos para as 150 casas serem engolidas pela areia. Mas tem mais, tá vendo aquele Morro Branco ali na frente? É a Duna Encantada e lá existe um navio soterrado. Reza a lenda que à noite vultos podem ser vistos e sons podem ser ouvidos no local.

Naili, a neta de Dona Delmira Mas os moradores não se deram por vencidos. Atravessaram o braço de mar, que se forma na maré cheia e permitiu a entrada do tal navio encantado, e construíram as primeiras casas da Nova Tatajuba com o que conseguiram salvar da vila soterrada. Depois a prefeitura terminou o serviço, construindo o resto do vilarejo.

A praça em frente à igrejinha tinha uma caixa de concreto com uma televisão dentro e logo ganhou o apelido de Praça do Português, porque cada banco tinha a inscrição Administração Antonio Manuel Veras, o nome do prefeito à época, e foram instalados voltados para… fora da praça. Talvez por conta do apelido, a TV foi retirada recentemente.

Praça do Português em TatajubaSó é possível chegar à Nova Tatajuba de bugue ou em carros com tração nas quatro rodas. A trilha é sobre um infindável mar de areia. Os moradores, mesmo contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, estão na expectativa de virar point turístico. A vila já conta com duas pousadas, a mais bacana é de um suíço, e até uma escola de kite surf. Além disso, a Acomota – Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário, a Tucum, que articula a hospedagem de visitantes em casas de nativos e pousadas domiciliares. Tatajuba será a Jericoacoara de amanhã?

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Rafael permalink
    sexta-feira, 20 novembro, 2009 @ 5:29 pm 5:29 pm

    HÉLIO, QUAL VC PREFERE?

    (a foto não entrou, mas tem uma parecida no Blog abaixo)

    COMO FALA TANTO DAS GELADAS. APROVEITE PARA FAZER UMA VISITA NO BLOG:
    http://blog.estadao.com.br/blog/bob/

    Curtir

  2. terça-feira, 24 novembro, 2009 @ 1:31 am 1:31 am

    Olá Hélio, sou um garimpador de matérias sobre Camocim, além de fazer as do meu blog, Camocim Online, achei via twitter seu post sobre Tatajuba, Achei interessante o relato que fez do lugar, isso é importante para nós que vivemos aqui, reproduzi a matéria em meu blog, com os devidos créditos claro. Além de convidar você para que veja como ficou sua matéria, gostaria que visse o vídeo “Alvuras sem Par”, produzido totalmente na região de Tatajuba, Lago da Torta, etc. Eis o endereço e parabéns pelo trabalho. Grande Abraço.
    http://camocimonline.blogspot.com/2009/09/as-alvuras-sem-par-de-camocim.html

    Curtir

  3. domingo, 10 janeiro, 2010 @ 11:18 pm 11:18 pm

    Rafael,

    Não achei a foto, mas em compensação adorei o blog, que além de avaliar as cervejas disponíveis por aqui (cara, não conheço quase nada!) ainda conta as histórias de cada uma.
    Mas fico mesmo é com a Itaipava, uma pilsen honesta que custa menos de 1 real nos supermercados de Angra.

    Tadeu,

    Obrigado pelas palavras e pela divulgação do MaraCatu Weblog no Camocim Online. Alem do que já publiquei aqui (https://maracatublog.wordpress.com/?s=camocim), ainda tenho um bom material sobre Camocim para mostrar. Vez por outra apareça que pode ter novidades.
    A propósito: a parte sobre Dona Delmira vai sair na minha coluna mensal, Do Blog do Hélio, na edição 257da Revista Náutica que está indo pras bancas em janeiro.

    Bons ventos sempre, pros dois.

    Curtir

  4. sábado, 23 janeiro, 2010 @ 1:40 pm 1:40 pm

    Gostei Muito de sua materis sobre Tatajuba que acabei postando no meu blog “com os seus creditos”.

    Curtir

    • terça-feira, 2 fevereiro, 2010 @ 11:51 am 11:51 am

      Grato pela divulgação do MaraCatu Weblog no Tatajuba Livre. Só faltou colocar um link para o post original, o que ainda pode ser feito.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  5. domingo, 20 março, 2011 @ 3:29 pm 3:29 pm

    Gostei muito do seu post, afinal gostaria de lembrar para: “Só é possível chegar à Nova Tatajuba de bugue ou em carros com tração nas quatro rodas.”
    Temos dois passeios de Buggy em Jericoacoara:
    1.) Lagoas (Arvore Preguiça, Praia do Preá, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso, Lagoa do Coração, Trilha pelo Parque Nacional, Pedra Furada)
    2.) Tatajuba (Cavalo Marinho, Trilha pelo Mangue, Balsa do Guriu, Velha Tatajuba, Dunas Fixas, Duna do Funil, Lagoa da Torta)
    Veja as explicações detalhadas em nosso Blog: http://frank-jeri.blogspot.com/
    Grande abraço, Frank

    Curtir

    • segunda-feira, 21 março, 2011 @ 10:58 pm 10:58 pm

      Frank,

      Grato pelo comentário. Fica a dica aí para os leitores que forem a Jeri.
      Se encontrar o Fernando, do Cyber Cachaça, mande um abraço meu.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: