Skip to content
Anúncios

Banho de Lua

quinta-feira, 17 março, 2011 @ 12:07 am

LuaEt

Se o tempo colaborar, a noite de 19 de março, o próximo sábado, vai ficar na memória de muita gente. Ao por do sol a Lua vai surgir exuberante, já que nosso satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.

Como aprendemos na escola, “a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito e sim uma elipse, com o lado menor cerca de 48 mil quilômetros mais perto do nosso planeta”. A Lua cheia deste final de semana vai estar no perigeu, coisa que também aconteceu em 1955, 1974 e 1992 – o outro lado da elipse, o apogeu, é o ponto mais afastado. A Lua, se você tiver sorte, vai aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa. É o que se convencionou chamar de Supermoon, ou Super Lua.

Os catastrofistas associam a Super Lua às extremas manifestações do clima, como os terremotos, vulcões e tsunamis. Isso porque a última vez que a Lua passou assim tão próxima da Terra foi em janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia. O furacão Katrina, que devastou Nova Orleans, também foi associado com a Lua cheia incomum. Nada a ver. Os terremotos estão relacionados à placa (tectônica, não bacteriológica), ou seja, são fenômenos geológicos e não atmosféricos. E tsunami é consequência de um tremor que acontece no fundo do mar. As marés sim, estas são influenciadas pela Lua. Então pode esperar uma marézona.

Mas chega de delírio. O fim de semana vai ser bom mesmo é pra namorar ao som de Celly Campello (lembra, aquela que tomava banho de Lua?), ou caçar vampiros e lobisomens.

Anúncios
No comments yet

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: