Pular para o conteúdo

A Doce Vida de quem Mora no Mar

domingo, 15 junho, 2008 @ 12:07 am

Capa da Revista Nautica - Edição 238A matéria de capa da Revista Náutica que está nas bancas, a de nº 238, intitulada “A Doce Vida de quem Mora no Mar”, é o mais completo levantamento feito por uma revista brasileira sobre a tribo dos que vivem boiando por este marzão afora.

E que capa! Uma belíssima foto de Ramsés, o mais novo dos três filhos de Cyça e Teclo do veleiro espanhol Yemanja Dos, recém acordado em uma das muitas travessias que a família, que há três anos mora a bordo, já fizeram.

Com o subtítulo de “as boas histórias de quem vive a bordo de um barco e optou por trocar a casa por um casco”, as 26 páginas da matéria, bem escrita pela editora Regina Hatakeyama, traz “o invejável dia-a-dia de quem desistiu de terra firme para ir morar a bordo, junto com a família”, além de um mapa dos cruzeiristas tupiniquins, mostrando aonde a turma está pelo mundo (“neste exato instante, pelo menos 14 famílias brasileiras estão se divertindo mundo afora com seus barcos”), mais uma radiografia da vida a bordo de 16 famílias que estão cruzeirando no Brasil e pelo mundo.

É de notar, também, um breve relato de nossa experiência na construção do MaraCatu junto com outras sete famílias, no que chamamos de Sindicato Ajuricaba, que em abril passado completou 20 anos. Os 8 barcos estão boiando, o primeiro saiu com quatro anos de trabalho, o último levou 10 anos para ficar pronto. Foi uma epopéia, tanto que no meio da construção o sindicato mudou de nome para “Ajuda que Acaba” e no fim para “Eu Juro que Acaba!”.

A revista, uma das edições da Náutica mais voltada para vela que já vi, traz também o Encontro da ABVC na Marina Bracuhy e uma entrevista com Cabinho, o projetista do MaraCatu.

Se eu fosse você sairia correndo para a banca mais próxima para, depois de ler a matéria, morrer de inveja da vidinha mais ou menos que essa turma leva.

Parabéns Regina, você pegou direitinho o espírito da coisa!

3 Comentários leave one →
  1. José Américo permalink
    segunda-feira, 16 junho, 2008 @ 8:08 pm 8:08 pm

    Olá Hélio e Mara,

    Foi muito bom passar meu aniversário com vocês do Maracatu, com o Marçal e a Eneida do Rapunzel, com o Teclo e a Ciça do Iemanjá Dos, e com todos os outros companheiros de vocês em um típico churrasco gaúcho!
    Apesar de não ter nem saído da marina, Mariane e eu pudemos experimentar a “doce vida de quem mora no mar”. Foi uma experiência inesquecível estar com pessoas que se importam apenas com o que realmente é importante. Não sei descrever em palavras o que senti, mas com certeza vou levar esse sentimento por toda a vida.

    Um grande abraço, e espero vê-los em breve.

    Américo

    Curtir

  2. sexta-feira, 20 junho, 2008 @ 9:29 am 9:29 am

    Realmente essa foto do Ramses esta tudo de bom!!!!

    Curtir

  3. sábado, 21 junho, 2008 @ 12:15 pm 12:15 pm

    Américo e Mariane,

    Foi um prazer conhecê-los e comemorar seu aniversário junto com os cruzeiristas da Marina Bracuhy (se soubéssemos com antecedência, a festa teria sido ainda maior).

    Sabemos que a cobra d’água já mordeu vocês, agora é questão de tempo e ter calma na escolha do barco.

    Bem-vindos a comunidade dos que se importam com o que é importante. Temos certeza que logo-logo nos encontraremos por este marzão afora.

    Bons ventos sempre,

    Hélio e Mara

    Chris,

    Além da foto, a matéria também está tudo de bom! Quando você chegar em Recife eu te mostro.

    Bons ventos aí pela Itália,

    Hélio

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.