Pular para o conteúdo

O descobrimento do Brasil

sábado, 15 agosto, 2009 @ 12:07 am
tags:
by

Charge © Adilson

Sei que meus leitores de Portugal (sim o MaraCatu Weblog é internacional) vão chiar. Acho que a charge representa mais as conquistas espanholas (ih, agora os espanhóis vão gritar).

Nunca na historia do mundo houve uma miscigenação tão grande como ocorreu nesse País. Aqui os portugueses comiam as índias, alguns índios comiam os portugueses (literalmente!), depois chegaram os negros africanos, daí surgiram os mestiços, pardos, mulatos, caboclos, mamelucos e cafuzos. Dessa mistura saiu a raiz étnica do povo brasuca: essa raça tão quente e manemolente.

Como bem disse o mestre Gilberto Freyre em Casa-Grande e Senzala: “Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e/ou do negro”.

O debate está aberto na caixa de comentários e a charge é de Adilson.

5 Comentários leave one →
  1. Ivan permalink
    sábado, 15 agosto, 2009 @ 8:20 am 8:20 am

    Para confirmar mestre Giberto Freyre, eu tenho ancestrais portugueses, indio, franceses e negros. Deu no que deu …

    Curtir

    • segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 10:43 am 10:43 am

      Pois é, ainda teve a forte influencia francesa e, claro, tudo misturado. Não sabia de seu lado francês. Agora Ivan, eu sou é mesmo filho de paraibano. Cê sabe, dotô Paulo.
      Bons ventos sempre,

      Curtir

  2. segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 8:36 am 8:36 am

    Ena, tanta coisa nova, basta uns dias no mar distraidos para nos apelidarem de canibais!. Mas, não vou contestar não, além de não saber assim tanto de historia, na verdade não posso e nem ponho as minhas mão no lume, por aquilo que os meus antepassados fizeram. Sei de um ou outro episodio macabro, que para bem da humanidade éra preferivel que não tivesse acontecido, mas fico contente por de uma forma geral os Portugueses não estarem conotados com a agressividade e o genocidio de Cortez. De qualquer modo ( não serve de desculpa) porquê pedir humanidade aos povos de antigamente, se ela hoje não existe, basta reparar na forma como os povos guerreiros actuam (EUA) e como em nome da religião se faz o que se quer e agora nem há a desculpa da ignorancia ou do desconhecimento.
    Mas , se me queres vêr “chiar” é só dizer o que muitos Brasileiros dizem que a culpa de todos os males do Brasil se devem aos Portugueses! éssa a que é a mãe de todas as chiadeiras possiveis!.

    Curtir

    • segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 11:29 am 11:29 am

      Conde,
      Os portugueses comerem as índias era no sentido figurado, de fazer sexo. Os canibais eram os índios. Leia “Viagens e Aventuras no Brasil” de Hans Staden, um alemão que escreveu, em 1557, suas aventuras no Novo Mundo e que relata sua prisão pelos tupinambás em 1554 (entre os quais permaneceu aprisionado durante oito meses sempre na iminência de ser comido). Muito interessante.
      Não te quero ver “chiar”, a culpa de todos os males do Brasil se deve aos nossos políticos.
      E por falar em livro, por favor, me mande novamente seu endereço por e-mail, para que eu possa te enviar A terceira Volta ao Mundo do Três Marias de Aleixo Belov.

      Bons ventos sempre,

      Curtir

  3. segunda-feira, 17 agosto, 2009 @ 6:29 pm 6:29 pm

    Eu percebi a deixa do canibal, vou mandar a morada novamente, mas eu ainda não tenho o livro porque emprestei e ainda não devolveram.

    Curtir

Em que você está pensando? Deixe seu pitaco.